segunda-feira, 14 de outubro de 2019

CARTA A NÍSIA FLORESTA EM SEUS 209 ANOS POR LUIS CARLOS FREIRE.

PARABÉNS PELOS SEUS 209 ANOS - VOCÊ RECEBEU A MINHA CARTA?
Natal, 11 de outubro de 2019...
Cara Nísia Floresta, meus cumprimentos.
Por tudo o que você foi para o Brasil e para o Mundo, pelo seu olhar adiante do tempo, juro que nada é mais importante, hoje, do que lhe informar algumas barbaridades.
Você, que nasceu 29 anos antes da Princesa Isabel e pedia a abolição da escravidão, saiba que continuam escravizando negros pior de quem em seu tempo... Agora eles são assassinados em cada esquina diariamente...
A violência contra a mulheres aumentou porque um Presidente da República sem a mínima educação, sem o mínimo aspecto diplomático para o cargo que ocupa, assumiu o seu país, o nosso país, e seu discurso de ódio está protegendo violência contra deficientes físicos, mulheres, negros, homossexuais... até igrejas ele está dividindo...
Você lutou tanto por uma educação justa. humanitária, forte para mulheres e homens, mas saiba que a Educação passa por delicados problemas. Não investem nas estruturas escolares nem na formação dos professores... Mesmo assim há professores heróis e escolas fazendo milagres...
A novidade, agora, é desviar os militares de função, jogando-os para dentro das escolas com uma história de "educação cívico militar"... E, pior, há gestores e até - pasme - professores aplaudindo. Estranho, não?!!! Os que aplaudem, aplaudem o próprio fracasso, não é mesmo? 
A parcela do PIB é insignificante...
Você escreveu um livro diferente de todos os livros que existiam em sua época - sobre os índios Caetés - os quais mostravam alegorias e os europeiza. Então você desnudou a realidade deles, desmentindo o que escreviam os viajantes que por aqui passavam Até mesmo nossos escritores indianistas escreveram fantasias, e você esclarece os fatos... muito bela a da obra. Mas saiba que hoje os índios - todos - estão sendo massacrados... nunca estiveram em tanta evidência no aspecto de serem desrespeitados... O Governo incentiva, ora descarada, ora veladamente...
Acredite se quiser, mas para contradizer o que você tanto escreveu sobre a necessidade de se estudar com profundidade, agora para ser Embaixador, basta saber fazer "hot dog", e nem precisa saber falar em inglês...
Você ficará pasma com essa: o ministro da Educação não sabe escrever e foi contratado uma pessoa para escrever por ele...
Você criticou tanto governantes que exploravam os pobres. Saiba que há muitos prefeitos pelo Brasil ofertando pão e circo a seu povo. O povo de sua época gostava de fantasia? 
Você criticou tanto a vida de riquezas e fausto na qual viviam os padres de sua época. Saiba que piorou. Os padres, salvas raras exceções, ao invés de cumprir os votos de pobreza e viver entre pobres, vivem entre ricos e políticos... Usam as melhores roupas de grife, vivem nos shoppings, em passeios internacionais, nas melhores restaurantes, nos melhores perfumes, enfim, falam de Deus, mas não vivem o ensinamento do maior político que viveu sobre essa terra, que foi Jesus Cristo...
Amanhã eu termino essa missiva, minha querida amiga, pois estou acabando de ler mais uma desgraça que aprontaram no seu Brasil, no nosso Brasil... Amanhã eu te conto. 
Desculpe por dar-lhe somente notícias tão ruins.
E você, como está?

Um abraço desse teu amigo que nunca esquece de levar o teu legado para onde quer que vá...



RESPOSTA DE NÍSIA FLORESTA NA DATA DE SEU ANIVERSÁRIO
Rouen, 12 de outubro de 2019
Caro Luís, nem precisa dizer-me que perpetuas o meu legado, pois conheço o vosso trabalho há quase três décadas. Só tenho a agradecer-te e dizer-te que temos uma missão. É um bater de teclas constante. Não deves parar. Lembra-te.
Estou perplexa com as notícias do meu país. Creio que o fato de eu ter sido como a pessoa que saiu na frente, abrindo caminhos com um facão para atravessar a floresta, tais informações me doem como se eu não estivesse feito nada. E os que vieram depois de mim? Considere que deixei uma estrada aberta. Quem veio depois encontrou um caminho. Não sofreu para buscar a luz do sol...
Que pena! Por que não lutam?
É decepcionante saber que se passaram quase duzentos anos e muito do que combati piorou, como disseste em vossa missiva. 
Está-se no século XXI. Não é brincadeira! A tendência é que o povo evolua a olhos vistos, principalmente quando houve precursores que abordaram temas inéditos e prioritários, ou que combateram seculares problemas. Foi o que eu fiz enquanto vivi!
É muito grave vossas colocações! Chego quase a não acreditar.
Mas, diga-me, caro discípulo, o que fazem os cidadãos para combater tudo isso?
Outras pessoas fazem igual a ti? Elas lutam contra as injustiças ou ficam caladas?
São muitos problemas expostos, e saber que são verídicos num tempo tão adiante do que vivi, é para mim, prova de atraso total. Parece que não existi. Parece que não gritei contra eles... Que lástima!
Expuseste vossa indignação sobre esse o presidente do Brasil criar escolas cívico militares. Meu Deus! Devolvo a vossa pessoa as perguntas a mim direcionadas.
Por que não investem fortemente nas estruturas e nas logísticas dos educandários brasileiros?
Por que não investem maciçamente na qualificação dos professores?
Ora, que entendimento medíocre é esse de achar que militares resolverão os problemas da educação brasileira se, conforme disseste, o Brasil tem um presidente militar que não tem inteligência emocional, que troca embaixadores que falam dez idiomas por um que mal pronúncia a própria língua portuguesa. 
E o nepotismo, como fica?
Lugares que praticam nepotismo nunca irão para frente, pois nepotismo é Oligarquia, e Oligarquia é culto ao atraso!
E o povo? Permanece quieto? Qual a razão desse medo? É medo, de fato ou o povo está emburrecendo?
E esse presidente, de que planeta saiu? Do Planeta Ignorância? Falas sobre o Ministro da Educação. Qual a formação dele? E o povo? Permanece quieto?
Olha, meu caro Luís. Pela minha experiência tenho certeza absoluta que o Brasil vive um momento passageiro, pois não é possível que a ignorância dite as regras. Quem deve construir políticas públicas, regras, caminhos, projetos, iniciativas são autoridades competentes, amparadas por todos os segmentos da sociedade. Carece cientificidade, referenciais, estudos amplos...Do contrário, terá-se um imbecil ditando caminhos ao seu bel prazer e ao seu limitado e medíocre entendimento.
Há um velho ditado que diz "cada macaco no seu galho". É o mais certo para esse momento, pois o maior bem de uma nação é a educação. Ela é antídoto contra essa ignorância e esse atraso que o Brasil se encontra. E as autoridades que conduzem o Brasil nesse momento querem exatamente isso para enfraquecer a inteligência da sociedade. Querem seres burros (perdoe a expressão), mas é simplesmente isso. Lidar com esse público é mais fácil.
Mencionaste o aumento da violência contra as mulheres e minorias... é óbvio. Um presidente que se elege fazendo essa barbaridade de imitar armas com as mãos, que pega bebê no colo incitando a violência, que simula metralhar pessoas, que ergue um menino vestido de militar com revólver de brinquedo nas mãos é culto à violência... Meu Deus! É atraso!!! Psicologicamente ele inspira bandidos e milicianos.
Tem-se um inconsequente no poder.
Que pena!
Referiste sobre os índios. É inacreditável, pois escrevi "A Lágrima de Um Caeté" em 1842... Será que o Brasil ainda não o leu?
Mas é isso. Vou encerrando por aqui, agradecendo imensamente por me colocar a par desses absurdos. São deploráveis, mas preciso saber.

Um grande abraço,
Nísia Floresta Brasileira Augusta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTE VÍDEO