quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NÍSIA FLORESTA

    

  No dia 18 de fevereiro de 1852, a então Vila Imperial de Papary, em seu sugestivo nome monárquico, desligou-se politicamente de São José de Mipibu. A data passou então a simbolizar a sua emancipação política. Essa história todos conhecem de cor, mas o SINTE-Nísia presta a sua homenagem mais preocupado com o que aconteceu de lá para cá, do que com o próprio momento, tendo em vista a fragilidade da Pandemia, a qual nos afasta da necessária deferência.

    A data de hoje prediz festa, comemorações, alegrias, seminários, conferências, simpósios e tudo mais. Mas mais que isso, a data pede reflexões importantes. Inegavelmente não podemos comparar 1852 com 2021. Muitas transformações ocorreram. Muitas evoluções. Muito progresso, e é exatamente por isso que devemos nos servir desse momento para repensarmos em quê Nísia Floresta deve se emancipar hoje. 

    Houve avanços. Houve. Mas qual o maior problema atual do município. São vários, pois Nísia Floresta não é uma ilha, faz parte de um país e por isso são muitos contextos. Mas o maior problema de Nísia Floresta, hoje, que inclusive o SINTE-Nísia quer deixar registrada a sua preocupação, é com o estado da Lagoa do Bonfim, a qual vem se reduzindo de forma preocupante, colocando em risco o habitat local, inclusive cada um de nós. 

Ninguém sabe o que será do futuro. Não podemos prever chuvas, saber o que será, portanto enquanto instituição séria que somos, precisamos nos unir com todas as autoridades possíveis e buscarmos um caminho.

Nós, que fazemos o SINTE-Nísia Floresta, nos congratulamos com todos os nisiaflorestenses nessa data tão importante, e nos colocamos ao dispor de todos para buscarmos o melhor caminho para salvar a nossa lagoa. Não poderíamos lembrar dessa data louvável sem pensar no nosso berço sagrado que é a lagoa do Bonfim. A nossa própria emancipação política se esvazia se não enxergarmos esse manancial como o maior problema atual, pois é vida. Aproveitamos para rogar a Deus para que a Pandemia se extinga e nossas vidas voltem ao normal.

Viva Nísia Floresta! Viva a vida! Viva a Lagoa do Bonfim!!!

#ForaBolsonaro

#VacinaJaPraEducadores


Prof. JOSIVALDO DO NASCIMENTO 

Coord. Geral do Núcleo de Nísia Floresta-RN

SINTE VÍDEO