segunda-feira, 24 de julho de 2017

O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?


Poderia ser mais uma manhã monótona de aula, numa fase da vida em que dei bastante trabalho na escola, mas aquela professora maravilhosa nos fez uma pergunta para reflexão: o que você quer ser quando crescer? Eu pensava em ser contador, como meu pai. Naquele dia, porém, eu disse: se não for ser contador, quero ser professor de Geografia. Era paciente e simpática! Eliene!

Estava no 9 ano, antiga oitava série do ensino fundamental. Com a passagem para o Ensino Médio, veio também a certeza que eu teria que me dedicar de verdade. Me tornei um estudante melhor e passei por média.

Durante esse tempo, a vontade de estudar Geografia foi se confirmando com as aulas leves do prof. Fábio, nas aulas inspiradoras do prof. Agenor e nas aulas críticas do prof. Samir, pelo qual eu soube que existiam uns tais de mestrado e doutorado. Desde aquele dia eu pensei: quero isso para mim.

Com esforço e cumprindo uma rotina de aula e estudo, ingressei na UFRN no curso de Licenciatura em Geografia. Assim que terminei o curso, fiz a seleção para a primeira turma de mestrado em Estudos Urbanos e Regionais da UFRN e concluí o mestrado em meados de 2012. No final do ano saiu um edital para a primeira turma de doutorado em Geografia da UFRN e estive entre os aprovados. Defendi na última sexta-feira (21/07/2017) e, por isso, escrevo sobre isso.

Escrevo sobre isso porque os colegas do SINTE – NÍSIA FLORESTA me solicitaram, como forma de estimular os alunos na caminhada do estudo.
Escrevo também porque, se não fosse por Samir, talvez não tivesse alimentado esse sonho. Será que também eu poderei estimular algum aluno a lutar por um sonho? Se apenas um aluno puder ler esse texto e, de alguma forma, se sentir estimulado à estudar, já terá valido a pena escrevê-lo.

Sabendo, com minha vida e trajetória, do poder das palavras de um professor para a vida dos educandos, aproveito para te dizer: caro aluno, você é capaz de voar alto! Por isso, deixo aqui três importantes mensagens.
Primeiro, acredite no seu potencial. Uma frase de Henry Ford nos ajuda a refletir sobre isso: “se você  pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está correto”.
Segundo, se esforce a cada dia. Crie uma rotina de estudos. Procure não faltar às aulas, não se atrasar e cumprir com todos os deveres de estudante. Isso te ajudará acrescer como pessoa e como um futuro profissional.
Por último, aproveite as oportunidades. Tenha coragem de correr atrás dos seus sonhos, de tentar bolsas de estudos, processos seletivos. Corra atrás! Foi através de uma bolsa que consegui estudar no exterior, na Europa, por um ano. Há diversas oportunidades para os bons alunos. Lute por isso.

Deixo um grande abraço e o meu desejo que você encontre alegria no ambiente escolar e na sua futura vida profissional. E, antes que eu esqueça, me diga você: o que quer ser quando crescer?



Eugênio Ribeiro Silva
Professor de Geografia na Escola Municipal Yayá Paiva

SINTE VÍDEO