quinta-feira, 30 de novembro de 2017

CONGRESSO SINTE

São poucas as Entidades de Classe que carregam 24 anos de luta e história. O SINTE Nísia Floresta tem a honra de estar completando mais um ano de luta defendendo e organizando a categoria nesse momento de retiradas de direito. Há exatamente 24 anos, um grupo de professores  e funcionários cansados do massacre, opressão, desvalorização e salários atrasados, ainda sem a realização de concurso público e sem plano de carreira, resolveram se unir em defesa de seus direitos e pra isso foi convocada a direção do SINTERN, na coordenação da professora Maria de Fátima Bezerra, hoje Senadora da República. E também como aliados, mais alguns representantes locais, como os Irmãos Marista, que na época cedeu o salão da residência do Postulantado para a realização dessa reunião a qual registrou a Ata de fundação do Núcleo de Nísia Floresta. Assim, a categoria dos educadores nisiaflorestenses iniciava uma história de luta e resistência. Surgia ali, a primeira  greve na Rede Municipal, comunicando à gestão que não aceitamos esse total desrespeito com a Classe Trabalhadora. Alguns profissionais foram totalmente penalizados, perdendo seu trabalho e outros voltaram a trabalhar por uma ação judicial.

O tempo passou e as sementes plantadas naquele momento brotaram. Com isso, surgiram novos representantes sindicais no ano de 2006. Essa nova direção composta por profissionais concursados dava início uma nova era no movimento sindical desse município. Os pontos de pauta reivindicados poderiam ser quase os mesmos de anos atrás, mas com uma essencial diferença: os trabalhadores da educação, teriam uma referência, sua sede com estrutura e devida logística, podendo assim, encaminhar o que era necessário e receber cada sócio em suas reuniões e assembleia. Em 2009, realizamos uma greve geral de 19 dias  a qual, o Executivo Municipal foi derrotado e reconheceu o direito da Categoria do Magistério em receber o Piso Salarial com retroativo à 2008. Como também foi implantado as pecuniárias e Níveis atrasados, como determinava o nosso Plano de Carreira, aprovado em 1998. A luta continua em defesa dos direitos adquiridos, como  a realização da Gestão democrática nas escolas e um novo concurso público e atualização anual do Piso salarial. Foram várias atividades de rua e movimentos no decorrer desse tempo.

Quando em maio de 2015, após 31 dias de greve do Magistério, o Tribunal de Justiça do RN, determinou a realização do Concurso Público, depois do inacreditável tempo de 20 anos sem Concurso no Município de Nísia Floresta. Mais uma vitória da nossa categoria e do SINTE Nísia Floresta. No ano de 2016, fora realizado o tão sonhado concurso público, um desejo conquistado da liberdade e garantia jurídica para muitos profissionais contratados por muitos anos e sem seus direitos garantidos. Aqui registramos nossos sinceros agradecimentos a todos os sócios e amigos que durante esses 24 anos estiveram ao nosso lado, construindo a luta em defesa de nossos direitos, em especial,uma Educação Pública de qualidade.

Na celebração desses 24 anos de jornada idônea, com muito orgulho e satisfação,recebemos em nossa cidade mais um Congresso estadual do SINTERN. Será a XV Edição do Congresso Estadual da nossa entidade. Deixamos aqui, nossos fiéis agradecimentos à equipe de organização pela escolha de nosso Município como Sede para este evento. Congratulamos todos os trabalhadores pelos 24 anos de história e luta.







SINTE VÍDEO